Jandira defende recursos e pessoal para hospitais universitários 

A convite do diretor do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HU, a deputada federal e candidata à reeleição, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), esteve nesta terça-feira (16) em uma audiência pública sobre o financiamento da unidade e reposição de pessoal. Para a parlamentar, que é referência na luta pela Saúde, zelar pela saúde financeira de hospitais universitários é garantir campo de pesquisas e formação dos futuros profissionais da área. 

Jandira defende recursos e pessoal para hospitais universitários

No evento, que também contou com a presença da deputada estadual, Enfermeira Rejane, de representantes do Judiciário, do Ministério Público, dosmovimentos sindicais, médicos, funcionários e estudantes, o diretor do HU, Eduardo Côrtes, reafirmou a necessidade da participação da sociedade neste debate.

“O HU é um dos hospitais mais importantes do País. Incentivar, fomentar e zelar pela saúde financeira de hospitais universitários é garantir que o campo de pesquisas continue atuante e também garantir a formação necessária para os futuros profissionais”, disse Janira Feghali, acrescentando que a iniciativa da direção do HU é uma tentativa inédita de buscar soluções financeiras e de administração para a unidade.

“A gente precisa saber se a sociedade quer a solução dos problemas para que possamos estar respaldados para falar não apenas em nome do hospital e da universidade, mas da sociedade”, afirmou Côrtes. Ainda em seu discurso, o presidente agradeceu a verba de R$ 500 mil, conseguida para o hospital através de emenda parlamentar da deputada Jandira Feghali.

O HU é o principal complexo médico-hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo considerado um dos mais importantes hospitais universitários do Brasil. Fundado em 1º de março de 1978 pelo então reitor Luís Renato Caldas, está localizado na Cidade Universitária, Rio de Janeiro. Seu nome é em homenagem ao médico e professor Clementino Fraga Filho.

Da Redação em Brasília
Com informações da Assessoria da Candidata