Liderança estudantil do PCdoB: das ruas de Cuiabá para a Câmara 

Os movimentos de junho do ano passado levaram milhões de pessoas às ruas do país para cobrar mudanças do governo. Nas grandes manifestações surgiram também novas lideranças. Em Cuiabá (MT), desses jovens é Rarikan Heven (PCdoB). O comunista, que é candidato a deputado federal, afirma que não basta somente protestar e reivindicar nas ruas.  

Liderança estudantil do PCdoB: das ruas de Cuiabá para a Câmara

Durante os movimentos, grande parte dos manifestantes gritava “sem partido, sem partido”, em coro que demonstrava a insatisfação com as atuais legendas existentes. No entanto, esses jovens acreditam que os partidos também podem servir como instrumento de mudança no atual sistema eleitoral.

Rarikan Heven acredita que chegou o momento da juventude dar sua contribuição nas transformações do país. “Precisamos ocupar o parlamento, pois quando não ocupamos esses espaços outras pessoas o fazem e muitas das vezes não estão em sintonia com as nossas reivindicações”, diz.

Ele explica que sua atuação no movimento estudantil o fez perceber o quanto é importante a luta institucional e sua disputa, por isso decidiu ser candidato.

“Sinto que enquanto não mudarmos o sistema político, a grande maioria dos jovens não consegue se eleger, pois, infelizmente, os recursos financeiros são decisivos”, afirma, ao mesmo tempo em que diz que “mas não podemos abandonar o barco”.

O jovem candidato comunista conta que a receptividade à sua candidatura está sendo muito positiva entre a juventude, bem como com pessoas idosas. Com 23 anos de idade, Rarikan diz que muitos ficam impressionados por ele ser tão jovem e já disputar com os outros que já estão na vida política a mais tempo. “Mas percebo que o sentimento de mudança é muito grande e isso me anima”, diz.

Da Redação em Brasília
Com informações do Diário de Cuiabá