Luciana apresenta plataforma para as mulheres em futuro mandato

Mais de 500 pessoas, entre militantes e apoiadores do PCdoB, gestores públicos, artistas e produtores culturais, atenderam ao convite da deputada federal Luciana Santos (6510), que concorre à reeleição em outubro, e lotaram a casa de recepções Di Branco, no Bairro do Recife, para o lançamento da Plataforma das Mulheres, que vai nortear a atuação de Luciana para o segmento, na Câmara dos Deputados, a partir de 2015.

O encontro aconteceu na quinta-feira (11) e teve como tema Somos Todas Mulheres de Tejucupapo, uma homenagem da parlamentar comunista às mulheres daquele lugar, que rechaçaram a invasão do inimigo holandês em 1646 e bem representam a força e a garra da mulher pernambucana.

“Mais do que o simbolismo da resistência à ocupação dos holandeses, o confronto significou a luta para formar e construir a Nação Brasileira. Pois, se unificou lideranças do povo negro, lideranças dos rebeldes da colonização europeia e dos índios para a restauração pernambucana, e nessa ação já existia a perspectiva da luta pela independência e até da República”, disse Luciana sobre a participação ativa e aguerrida das mulheres na formação de um Estado brasileiro.

A deputada ressaltou a importância de lembrar e enfatizar o protagonismo feminino uma vez que, segundo ela, “na história oficial, a luta das mulheres não tem o destaque que bem merecemos. É por isso que desde que era deputada estadual procurei destacar as mulheres de Tejucupapo, e num momento como este, de lutas políticas, em que o futuro do País está em debate, nós temos que resgatar o sentido da nossa luta histórica”, destacou.

Para Luciana, a autonomia financeira é uma bandeira fundamental para a emancipação da mulher. Questões como a “coisificação” feminina na publicidade, a dependência afetiva nas relações entre homens e mulheres que tornam as mulheres vítimas, entre outros conceitos de cunho machista na sociedade, também foram alvos das críticas de Luciana em seu discurso.

Plataforma

Da plataforma política da candidata comunistas constam seus compromissos com as lutas das mulheres no Parlamento federal, entre eles, a implementação do Plano Nacional de Políticas para Mulheres; a ampliação e fortalecimento dos Centros Especializados de Atendimento à Mulher em Situação de Violência; e a implantação e fiscalização do Programa Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

A íntegra da proposta pode ser conferida no link abaixo.

http://migre.me/lGD0Rmigre.me/lGD0R

Audicéa Rodrigues, com informações de João Paulo Seixas/Maturi Comunicação.
Do Recife