Morre Pedral, ex-prefeito de Conquista cassado pela ditadura

O ex-prefeito do município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, José Fernandes Pedral Sampaio, morreu na tarde da última terça-feira (16/9), em um hospital da cidade, onde se tratava de um câncer. Pedral foi uma das principais lideranças políticas da região.

No Golpe de 64, Perdal era prefeito de Conquista e foi deposto do cargo pelos militares, tendo os direitos políticos cassados. Com o enfraquecimento da ditadura, na década de 1980, torna a se candidatar à prefeitura e é reeleito. Assumiu o governo municipal pela terceira vez, em 1992.

O deputado estadual Fabrício Falcão, do PCdoB, representante da região sudoeste na Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA), lamentou a morte de Pedral e destacou, justamente, a luta dele contra a ditadura, nos movimentos pela redemocratização do Brasil.

“Registro seu imenso papel de liderança no processo de redemocratização da sociedade brasileira e baiana. Sua firme atuação no combate à ditadura militar e sua intransigente defesa da democracia e de um Brasil soberano, desenvolvido e justo”, escreveu Fabrício, em nota.

José Pedral também foi secretário estadual de Transportes, no Governo Waldir Pires. Ele era engenheiro civil por formação, com diploma da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O ex-prefeito tinha 89 anos e deixa mulher e filho. O corpo está sendo velado na Casa Memorial Régis Pacheco, no município.

De Salvador,
Erikson Walla