ComunicaSul cobrirá eleições presidenciais e parlamentares na Bolívia

A Rede ComunicaSul ,cobrirá, no próximo dia 12 de outubro, as eleições presidenciais e parlamentares da Bolívia, a fim de garantir maior visibilidade ao acontecimento e aproximar o povo brasileiro das importantes conquistas obtidas pelo país andino no último período.

ComunicaSul

Integrado por jornalistas e comunicadores do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé, dos jornais Hora do Povo e Brasil de Fato, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da TV Comunitária de Florianópolis e do portal Vermelho, entre outros meios alternativos, os profissionais do ComunicaSul já participaram de coberturas na Argentina, Guatemala, El Salvador, Equador, Honduras e Venezuela, fortalecendo a integração em curso na América Latina.

O PIB (Produto Interno Bruto) boliviano é o que mais cresce na América Latina, estimulado principalmente pelos investimentos do governo do presidente Evo Morales na demanda interna, potencializados pela nacionalização dos hidrocarbonetos, dos minérios e da eletricidade.

Diferentemente da época neoliberal, em que 85% dos recursos do gás eram drenados para as empresas estrangeiras, a lógica da submissão foi invertida e atualmente 85% dos recursos ficam no país.

A projeção de avanço do PIB boliviano para este ano é de 5,5%, o maior da região, conforme a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal). Os avanços em políticas sociais têm sido extremamente significativos, como a saúde, que teve os recursos ampliados em 263%; e a educação, com o país tendo erradicado o analfabetismo – com a ajuda de Cuba e Venezuela.

O país também conseguiu reduzir drasticamente a pobreza extrema, que caiu de 38% em 2005 para cerca de 20%, o principal logro regional, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Fonte: ComunicaSul