Negociações entre Palestina e Israel ocorrerão na próxima semana

As negociações indiretas entre o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) e o governo de Israel, através de mediadores egípcios, serão reiniciadas na próxima semana, disse Musa Abu Marzouk, vice-chefe político do grupo islâmico, nesta quinta-feira (18). A expectativa é que o encontro ocorra antes do dia 24 de setembro no Cairo, capital do Egito.

ataque aéro em Gaza - David Buimovitch | AFP

Segundo ele, "esperamos um telefonema do chefe da delegação (do movimento palestino Fatah) no Cairo, Azzam Al Ahmad, para definir a data e o local para a reunião".

A solução das divergências entre as duas entidades palestinas facilitou a integração de um gabinete de unidade nacional, o que provocou a ira do primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, que tentou, sem sucesso, o fim da parceria entre os dois grupos.

Abou Marzouk acrescentou ainda que a ONU será responsável pela reconstrução de Gaza, em coordenação com Israel (que tem realizado um bloqueio na região há quase oito anos) e o governo de unidade palestino, liderado pelo presidente Mahmoud Abbas.

Para o próximo mês está prevista no Cairo uma reunião mundial de doadores para a reconstrução de Gaza, que foi devastada não apenas pelas últimas agressões militares israelenses, mas também por outros ataques de Tel aviv, como os de 2008 e de 2012.

Autoridades do Hamas anunciaram, nesta quinta-feira, que o cerco israelense que impede o fornecimento de ajuda humanitária para o território está em vigor com a mesma força de antes do início da ofensiva militar em julho passado.

As novas conversas já estavam previstas desde que palestinos e autoridades de Tel Aviv celebraram um acordo de cessar-fogo no fim de agosto, após cerca de 50 dias de ataques israelenses contra a Faixa de Gaza, quando mais de dois mil civis palestinos, a maioria mulheres e crianças, morreram.

Da redação do Vermelho,
com informações da Prensa Latina