Sessão em homenagem a cubanos presos nos EUA lota Assembleia

Embora tenha acontecido em meio à campanha eleitoral, a Sessão Especial em Homenagem aos Heróis Cubanos, realizada na manhã desta terça-feira (23/9), deixou cheio o plenário da Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA), que costuma ficar esvaziada neste período. A sessão foi uma proposição do deputado Álvaro Gomes, do PCdoB, e fez coro com as mobilizações mundiais pela libertação dos cubanos presos nos Estados Unidos, há 16 anos.

No plenário da Casa, estiveram estudantes, trabalhadores, representantes dos movimentos social e sindical, lideranças políticas e acadêmicos. Representando os homenageados, foram convidados a consulesa de Cuba em Salvador, Laura Pujol, e cubanos do programa Mais Médicos que atuam na Bahia. O hino de Cuba abriu a cerimônia.

Os heróis cubanos são cinco, que tiveram prisões consideradas arbitrárias em Miami, nos Estados Unidos, no ano de 1998, acusados de conspiração contra o país. Dos cinco, apenas dois conseguiram retornar a Cuba e os outros três seguem presos, tendo violados direitos básicos, como a visita dos familiares e o fácil acesso à defesa. Um deles teve decretada prisão perpétua.

“Esses fatos violam a própria legislação americana, que impede a restrição da liberdade sem o devido processo legal. As sentenças são irracionais e injustas”, declarou Álvaro Gomes, ao abrir a sessão. O deputado explicou que a luta é pela anulação do julgamento que, segundo ele, foi parcial porque aconteceu em Miami, local em que os revolucionários de Cuba não são bem vistos.

Na abertura, Álvaro também elogiou a organização de Cuba, que pode ver de perto durante viagens feita pela Assembleia Legislativa, e criticou duramente a postura dos EUA. “A maior potência econômica e militar do mundo [EUA] persegue Cuba, que se destaca pelas políticas sociais. Os americanos deviam sentir vergonha porque lá 46 milhões de pessoas vivem abaixo da linha da pobreza”.

No discurso de agradecimento, a consulesa também falou da saga que Cuba enfrenta, na tentativa de libertar os três presos que faltam. “Esgotamos todas as vias legais, mas sabíamos, desde o primeiro momento, que o julgamento seria político e parcial. Sabemos que a libertação dos cubanos está nas mãos do presidente Barack Obama”.

Laura Pujol também levou ao evento mensagens de agradecimento dos três presos aos brasileiros, que foram gravadas por telefone. Os cubanos pedem que as lutas não cessem porque representam, também, a luta pela soberania dos povos. A consulesa defendeu que, embora eles não se sintam especiais, os heróis são patrimônio da humanidade, pela bandeira da paz que levantam.

Outras manifestações de apoio foram feitas durante da sessão. Fizeram pronunciamentos o vereador de Salvador, Everaldo Augusto, também do PCdoB; o integrante da Associação Cultural José Martí, Antônio Barreto; o secretário de Relações Institucionais da Uneb, Ricardo Moreno; o integrante da UJS, Caio Botelho; a presidenta da Flemacon, Lúcia Maia; entre outros.

De Salvador,
Erikson Walla