EUA fazem novos ataques aéreos contra Estado Islâmico

A Força Aérea dos EUA efetuou novos raides aéreos contra posições do Estado Islâmico (EI) na Síria e no Iraque, nas cercanias de Badgá, informa uma fonte do Comando da Força Aérea norte-americana.

Drone dos EUA - General Atomics / Divulgação

O mais recente ataque foi realizado no noroeste da cidade iraquiana de Al-Caim, na fronteira com a Síria. Dois raides foram efetuados na zona sudeste da vila Arbil, centro administrativo do Curdistão iraquiano, além de mais dois, no oeste da capital do Iraque.

Leia também:
Para Irã, ataques da coalizão contra o EI na Síria são ilegítimos
Paradoxos da política norte-americana no Oriente Médio
China pede que os EUA cumpram os princípios da Carta da ONU
“Proteger a América”: Obama fantasia os ataques aéreos na Síria

Os aviões militares já regressaram às suas bases. Não há informações sobre eventual participação na operação de outros países membros da coalizão antiterrorista, criada pelos EUA.

Direito internacional

As ações dos EUA na Síria, violando as normas do direito internacional, devem ser condenadas e restringidas pela comunidade europeia, divulgou Igor Morozov, da Comissão de Assuntos Internacionais do Parlamento russo.

“Na situação atual, nos EUA, nos marcos de sua política de supremacia global, estão empreendendo raides aéreos no território da Síria, infringindo deste modo o direito internacional, se cria um perigoso precedente que deve ser condenado e restringido pela comunidade europeia”, disse Morozov.

“Existe um quadro legal internacional que permite o combate ao terrorismo internacional em territórios alheios. Essa questão deve ser levantada nos marcos da Assembleia Geral da ONU”, frisou, apontando a necessidade de uma luta comum que “exclua o uso da força arbitrária”.

Da Redação do Vermelho,
com informações da Voz da Rússia