Presidente do México defende que ONU deve “se adaptar às mudanças”

O presidente mexicano, Enrique Peña Neto, defendeu, nesta quarta-feira (24), a reforma do Conselho de Segurança da ONU e incitou o organismo mundial a se adaptar ás mudanças internacionais. Em sua primeira participação em uma sessão da Assembleia Geral da ONU, o chefe de Estado criticou a figura do veto que atualmente é a prerrogativa de vários países membros permanentes.

Enrique Peña Neto em assembleia geral da ONU - Presidência do México

Defendeu que este recurso não deveria prevalecer quando se trata de casos de lesa humanidade ou crises humanitárias. Considerou também que o Conselho de Segurança não está a altura dos desafios atuais.

Se pronunciou por outra categoria de membro não permanente, que possa ser reeleita e que contribua para o Conselho de Segurança ter uma maior representação geográfica e política no mundo atual.

Peña Neto também apoio uma visão mais ampla e inclusiva das Nações Unidas para projetar as novas metas de desenvolvimento, em momentos onde se discutem os próximos compromissos a respeito.

O presidente se pronunciou contra o terrorismo e apoiou os esforços por um mundo de paz e em respeito aos direitos humanos. Expressou que a diversidade do mundo em que vivemos é uma riqueza.

Definiu ainda suas reformas estruturais impulsionadas e adotadas durante seus dois anos de mandato como fruto de um consenso de diversas correntes políticas mexicanas.

Peña Neto tem tido uma intensa atividade na sede da ONU, onde participou nas cúpulas dos Povos Indígenas e sobre Mudanças Climáticas. Também participou de uma série de reuniões com diversas personalidades, entre eles, presidentes de outros países.

Fonte: Prensa Latina