Concerto sinfônico inicia comemorações de 21 anos da Ação da Cidadania

As comemorações dos 21 anos do projeto Ação da Cidadania, criado em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho (1935-1997), serão abertas nesta sexta-feira (26), às 20h, com apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e do Coro Sinfônico da Associação de Canto Coral. O Concerto da Cidadania, com entrada franca, será no Centro Cultural Ação da Cidadania, na zona portuária do Rio de Janeiro.

Betinho - Reprodução

Com regência do maestro Jésus Figueiredo e direção artística de Fernando Bicudo, o programa do concerto inclui obras de Villa-Lobos, Ernani Aguiar e do padre José Maurício Nunes Garcia, considerado o maior compositor do Brasil colonial. O Concerto da Cidadania terá ainda a participação de quatro destacados solistas do canto lírico brasileiro: o tenor Jacques Rocha, o barítono Fabrizio Claussen, a soprano Juliana Franco e a meio-soprano Lara Cavalcanti.

De acordo com Fernando Bicudo, “o concerto é um encontro de gerações, um encontro com a excelência da trajetória musical do povo brasileiro. É um tributo aos 21 anos da Ação da Cidadania e, acima de tudo, um tributo à memória do Betinho”.

O evento integra o projeto Docas Dom Pedro II, um Patrimônio da Região Portuária a Revelar, uma iniciativa da Ação da Cidadania, com apoio da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região Portuária, que ocorrerá de amanhã (26) até 3 de outubro. Como parte do projeto, será aberta no dia 1º de outubro uma exposição sobre o prédio das Docas, que contará com palestra do compositor e escritor Nei Lopes sobre o tema Os Negros da Saúde, Religião e Samba, além de apresentação da peça O Cheiro de Feijoada, texto de Thomas Back, interpretado pela atriz Iléa Ferraz.

Fonte: Agência Brasil