“Ilegal” mostra luta pela regulamentação da maconha medicinal 

Ilegal, documentário que mostra a luta pela regulamentação da maconha medicinal, estreia nos cinemas dia 9 de outubro. O filme, que registra o movimento de mães pela legalização de remédios derivados da maconha, proibidos no Brasil, se transformou em um ícone de mobilização social. 

“Ilegal” mostra luta pela regulamentação da maconha medicinal

De um lado, uma menina de cinco anos com uma forma de epilepsia rara, grave e sem cura. Do outro, uma substância derivada da maconha que acaba com as convulsões da criança. Entre as duas, uma lei que torna o tratamento impossível. 

Um grupo de mães, na luta contra a burocracia e o preconceito para garantir aos seus filhos o direito à saúde, dá origem a um movimento nacional pela legalização da Cannabis medicinal.

O documentário foi realizado pela produtora paulistana 3Film em parceria com a Superinteressante. O projeto nasceu após uma reportagem de Tarso Araújo, jornalista e um dos diretores do filme, para a revista.

Tarso é também o idealizador da campanha Repense. Após o início da campanha, a menina Anny Fischer, portadora de uma epilepsia rara, tornou-se a primeira pessoa com autorização para usar cannabis medicinal no Brasil.

A Repense é uma campanha de comunicação criada para incentivar o debate e a reflexão sobre o uso medicinal da maconha no Brasil. A campanha começou em março de 2014 com o lançamento do curta-metragem Ilegal e de uma captação de doações que foram usadas para produzir um site sobre cannabis medicinal, cartilhas, camisetas, adesivos e canecas. Todo o material foi criado para dar visibilidade e oferecer informações claras e confiáveis sobre o assunto.

Da Redação em Brasília