Encontro de comunicação busca fortalecer rádios no campo

Foram quatro dias intensos de aprimoramento sobre os conhecimentos da comunicação. Assim se deu 1° Encontro de Comunicação Popular no Assentamento 8 de Abril, no Jardim Alegre (PR).

Encontro de comunicação do MST - MST

Quinze militantes do MST participaram do encontro entre os dias 25 e 28 de setembro, que teve como foco principal o rádio.

Para Riquieli Capitani, da coordenação do setor de comunicação no estado, o curso é resultado de um processo de discussões sobre o papel da comunicação e a importância das rádios.

Segundo Capitani, essa é uma demanda que já acontece a dois anos no Paraná, e que se fortaleceu ainda mais no 6° Congresso Nacional do MST, realizado no início desse ano em Brasília.

“Para o Movimento as rádios são um importante instrumento de formação e mobilização. Por isso precisamos garantir a estrutura e a qualidade das nossas rádios”, coloca.

Dessa forma, Capitani aponta que é “com passos pequenos e firmes que vamos garantindo o fortalecimento da comunicação do MST, que hoje já tem várias conquistas, como por exemplo, o Jornal Sem Terra e o site do MST”.

O encontro trouxe também um debate geral sobre a comunicação e o MST. O objetivo foi fazer com que os militantes pudessem se aperfeiçoar nas diversas frentes que compõe o setor.

Como forma de dar continuidade ao processo de discussões nos assentamentos, os militantes já tiraram um calendário de ações e formações para levarem às suas regiões. A meta é fortalecer a comunicação no estado, debatendo as necessidades de cada região.

Fonte: MST