Flávio Dino empolga ainda mais na reta final de campanha

Reta final de campanha de grandes expectativas no Maranhão. Flávio Dino vem consolidando em todas as pesquisas o favoritismo absoluto, que encerraria as eleições no primeiro turno. Ele e Dilma alcançam índices da ordem de até 60% das preferências. Mas nada é deixado ao acaso na sua campanha. Ao contrário. Um frêmito percorre a militância da campanha e das forças políticas aliadas a Flávio Dino. Não há “já ganhou” que desmobilize a campanha até o instante final.

Flávio Dino empolga ainda mais na reta final

O último debate de TV, ocorrido nesta terça-feira (30), marcou um grande tento para ele, notoriamente mais preparado, ágil e motivado que seu principal concorrente. Os temas de saúde, segurança, mobilidade urbana, saneamento foram sobejamente capitaneados por Flávio Dino, com conhecimento de causa e domínio das possibilidades de realmente implantar os programas necessários com apoio federal.

Leia mais:
Em debate, Flávio Dino reafirma meta de segurança no Maranhão
Renato no MA: Liderança de Flávio Dino desmontou baixarias e desatino

Enquanto isso, Lobão Filho esteve na defensiva e surpreendentemente se pôs no papel de vítima. Afirmou com ênfase não poder responder pelo governo atual, do clã Sarney, que o lançou candidato. Mas, como ativo político, precisou defender as “realizações” desse governo, cujos índices de desaprovação estão em 60%, numa esquizofrenia política poucas vezes vista. Restou-lhe atacar como “irrealizável” o programa apresentado por Flávio Dino, “um Maranhão para todos nós”, e atacar com inverdades a trajetória política de Flávio Dino. Não lhe coube bem o papel de vítima, como um Golias travestido de Davi, pois é notório integrande da elite do Estado, senador pelo campo sarneysista, filho de ex-governador, milionário com pouca afinidade com o povo, elite cuja marca principal é governar para poucos, para os “seus”. A campanha de Edson Lobão arca, assim, com toda a irreprimível vontade de mudança após quase seis décadas de domínio oligárquico no Estado.

Quanto ao programa de TV, os dois últimos de Flávio Dino foram empolgantes. Deram fecho a uma saga iniciada no primeiro programa, com a Carta aos Maranhenses, emblemática e emocionante, firme e propositiva, cavalgando o anseio de mudança. O enredo se fechou com milhares de cartas dos maranhenses a Flávio Dino, com a grande esperança que ele semeou na campanha e o candidato levado nos braços do povo por onde quer que ande.

Restam estes últimos dias num Estado cujas campanhas costumam ser marcadas pela falta de escrúpulos. Mas com o anseio presente nas ruas, e a atenção do comando de campanha de Flávio Dino, uma poderosa ação de fiscalização da votação e apuração está sendo preparada, com milhares de voluntários, advogados, lideranças políticas e populares que acorrem de todos os lados. As medidas jurídicas garantirão a presença da Força Nacional para dar segurança ao pleito em 17 municípios, e o TRE vai indicar um juiz e um promotor para cada uma das zonas eleitorais. A garantia maior é do povo, da vontade de abrir um novo tempo para esse Estado de grandes riquezas, mas favorecendo desta vez o desenvolvimento humano para beneficiar esse povo orgulhoso e combativo.

Hoje o candidato faz suas últimas incursões a 8 municípios da região de Balsas e, amanhã, a Imperatriz. Depois, concentra-se na São Luis, com carreatas e corpo a corpo.

De São Luis, Maranhão