Cuba: Raúl Castro se despede de médicos que viajam para combater Ébola

O presidente cubano, Raúl Castro, despediu-se na noite da quarta-feira (1º/10) dos 165 profissionais da saúde que viajaram a Serra Leoa, para participar da luta mundial contra o Ébola, vírus que já matou milhares de pessoas na África Ocidental.

Raúl Castro se despede de médicos que viajam para combater Ébola - CubaDebate

Justo na escada do avião, o chefe de Estado deu um aperto de mãos a cada um dos cooperadores cubanos, os quais, com evidente entusiasmo partiram para cumprir o sagrado dever de salvar vidas. O grupo é formado por 63 médicos e 102 enfermeiros de todo o país, com mais de quinze anos de experiência. Aproximadamente 80% deles já cumpriu alguma missão internacionalista anteriormente, precisamente no continente africano.

Nesta ocasião também viajou a direção das brigadas médicas da Libéria e a Guiné Conacry, que vão como avançada, com o objetivo de criar as condições para a chegada dos colaboradores cubanos a ambos os países.

Na despedida no aeroporto internacional José Martí também estavam presentes o segundo secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e vice-presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros, José Ramón Machado Ventura; assim como o ministro da Saúde Pública, Roberto Morales Ojeda.

Fonte: Granma