Flávio Dino recebe resposta da Carta aos Maranhenses

No início da campanha eleitoral, o candidato Flávio Dino (PCdoB) enviou uma carta aos maranhenses manifestando o desejo de ser governador do estado. No último programa do horário eleitoral na televisão, na noite desta quarta-feira (1º ), o candidato da coligação Todos pelo Maranhão, leu algumas das milhares de cartas que recebeu dos maranhenses apoiando seu projeto. É tão bom saber que muitas pessoas pensam como a gente, disse Flávio Dino.

Por Márcia Xavier*, direto de São Luis

Flávio Dino recebe resposta da Carta aos Maranhenses

Tem a velha senhora, ditando a carta ao neto – imagem que remete ao filme Central do Brasil. Nela, a maranhense agradece a Flávio Dino pela visita à sua casa e à sua cidade e às propostas de mudar o Estado. “Vamos virar a página dos últimos 50 anos. Vou lutar com todas as minhas forças para construir um Maranhão para todos”, anunciou o candidato.

No programa de Flávio Dino, o povo maranhense aparece na mesma proporção do candidato. “Os capítulos dessa linda história quem vai escrever é você”, afirma a Coligação Todos pelo Maranhão.

Uns chamam oligarquia; outros, monarquia, há quem diga que é uma capitania hereditária, ao fazer referência aos 50 anos de domínio de José Sarney e sua descendência no Maranhão. “O povo cansou e quer escrever uma nova história; e nessa história o povo vai ser rei”, diz a mensagem.

“O lugar em que queremos e podemos viver, que seja de todos, não importa sua raça ou religião, se você é homem ou mulher, da capital e do interior. O Maranhão que sonhamos é honesto, decente, justo”, reafirmou Flávio Dino, repassando as palavras escritas na Carta aos Maranhenses.

“A gente vai conseguir um Maranhão de Todos. Eu tenho fé que a hora chegou. Vamos todos juntos pela mudança. Todos juntos pelo Maranhão”, disse um entusiasmado candidato.

No início do programa do candidato adversário, Lobão Filho, do PMDB, era ainda Flávio Dino quem falava aos eleitores, respondendo às acusações mentirosas do “eleito (?)” de Sarney. Com direito de resposta concedido pela Justiça Eleitoral, a coligação Todos pelo Maranhão afirmava que “a campanha deve ser feita com base na verdade, respeito e propostas e não com manipulação e agressões. Não dê ouvido a esse ataques. Diga sim a verdade.”

Quando enfim pode aparecer em seu programa, o afilhado de Sarney, visivelmente desanimado, aparece em primeiro plano – enquadramento que corta o personagem na altura do busto; é um plano de caráter psicológico, pois se percebe o estado emocional dos atores.

Lobão Filho adquire uma fisionomia de ódio, onde só ele aparece, insistindo nas acusações mentirosas contra Flávio Dino, ignorando a decisão judicial que deu direito de resposta a Dino reconhecendo a falsidade das acusações, sabendo que daquela vez escaparia do direito de resposta, considerando que aquele era o último programa da campanha pela TV.

Em seguida, com ar de tristeza, falou sobre a família (dele – mulher e filho) e os planos pessoais que teve que abandonar para ser candidato. E, ao final, como só então percebesse a necessidade de afastar o sentimento de derrota que deixou transparecer, sorriu já no encerramento do programa.

*Enviada especial do Portal Vermelho a São Luis do Maranhão