Militares estariam espionando negociações de paz na Colômbia

Membros da inteligência militar da Colômbia estariam por trás da espionagem ao serviço de comunicação do chefe da delegação governamental para a paz, Humberto de la Calle, segundo declarou nesta quarta-feira (1º/10) o promotor geral, Eduardo Montealegre. De la Calle negocia o fim do conflito armado com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), desde 2012.

Jornalistas que cobrem diálogo de paz das Farc foram espionados - EFE

Em uma entrevista concedida à emissora Rádio Carracol, Montealegre informou que a promotoria tem evidências contra os militares e pessoas, que classificou como "inimigas do processo de paz" entre governo e guerrilha.

O alto funcionário público também assegurou que pedirá a De la Calle seus computadores para estabelecer a origem das interceptações e que as investigações continuarão sem demora alguma.

Leia também:
Colômbia: Vítimas que participam de diálogos de paz são ameaçadas
Farc completa propostas sobre o tema de vitimas

O ex-vice-presidente denunciou, no último final de semana, que tinham invadido seu correio eletrônico e seu celular em pelo menos 17 ocasiões.

Como consequência, as autoridades elevaram o nível de segurança cibernética dos enviados a Havana, sede do diálogo..

Ao conhecer a denúncia, o ministro do Interior, Juan Fernando Cristo, declarou que estas ações foram feitas por "pessoas inimigas do diálogo", que não desejam uma pronta resolução do conflito armado, político e social que data de mais de meio século.

Fonte: Prensa Latina