Palestina e Israel se reúnem para debater a reconstrução de Gaza

Delegações de Palestina e Israel anunciaram que se reunirão nesta sexta-feira (3) para acordar os mecanismos que serão aplicados na reconstrução de Gaza, devastada por uma agressão militar de Tel Aviv que se estendeu por 50 dias.

Faixa de Gaza - Mondoweiss

Entre o início de julho e final de agosto deste ano, o Exército israelense bombardeou a faixa palestina e matou mais de 2.100 civis, feriu mais de 11 mil e deixou cerca de 100 mil pessoas sem casa, segundo agências da ONU no território.

Os acordos que forem conseguidos no encontro entre Palestina e Israel servirão de pauta para os mecanismos de envio de ajuda a Gaza que forem adotados na conferência de doadores promovida por Noruega e Egito, programada para ocorrer no Cairo no próximo dia 12.

O governo palestino calcula em 7,8 bilhões de dólares a soma imprescindível para reconstruir a infraestrutura e as moradias devastadas pela aviação e artilharia israelenses.

Na quarta-feira (1), o premiê palestino, Rami Hamdallah, reuniu-se com representantes da Coordenação de Atividades do Governo (israelense) nos Territórios para preparar a agenda do encontro, disse uma fonte oficial que se absteve de citar acordos concretos.

Gaza está submetida há oito anos a um bloqueio total pelo governo israelense, que chega aos extremos de supervisionar os bens que chegam a esse território nas ajudas internacionais para paliar o sofrimento da população.

O embaixador de um dos países doadores disse que teve que eliminar de seu envio plantas de engenharia elétrica, materiais de construção e outros bens que Israel considera que poderiam ser utilizados pelo Hamas.

Outro chefe diplomático relatou o disparo de um projétil da artilharia israelense, que não estourou, contra o local escolhido para a cerimônia de entrega da ajuda humanitária à Cruz Vermelha palestina.

Fonte: Prensa Latina