Premiê tcheco: sem gás russo Ucrânia enfrenta catástrofe humanitária

Se a Ucrânia não fizer um acordo com a Rússia sobre a retomada do fornecimento de gás, no inverno, o país enfrenta um enorme desastre humanitário, declarou o primeiro-ministro tcheco, Bohuslav Sobotka, em uma entrevista com a revista de Praga Tyden, publicada esta segunda-feira.

Bohuslav Sobotka, primeiro-ministro tcheco

"É necessário que a Rússia e Ucrânia concordem em retomar o fornecimento de gás, visto que, se isso não acontecer antes do inverno, o país enfrenta uma enorme catástrofe humanitária", declarou Sobotka.

Em relação às causas da crise atual ucraniana, o primeiro-ministro tcheco observou que tem várias fontes. Em particular, o "puxão geopolítico da Ucrânia entre o Oriente e o Ocidente". "Durante muito tempo, a Rússia percebia a Ucrânia como sua esfera de influência, no final, investiu muito dinheiro no país, por exemplo, através do fornecimento de gás dopado".

Além disso, de acordo com Sobotka, "a crise atual está relacionada com o fato de como, nos últimos 25 anos, as autoridades ucranianas se comportavam, como alguns líderes políticos governavam, qual era o nível de corrupção, o quão grande era a desigualdade social".

O político abordou também o tema das sanções impostas contra a Rússia, repetidamente criticadas por ele em vários níveis, incluindo a última cúpula da UE. De acordo com Sobotka, "mais de tudo, ele lamentou esses investimentos (na Rússia – ed.), que foram simplesmente jogados pela janela".

Fonte: Voz da Rússia