Estudantes de Recife conquistam Prouni municipal

O prefeito do Recife, Geraldo Júlio, anunciou a implantação do Prouni municipal. Inspirado no Programa Universidade para Todos do governo federal, a iniciativa concederá, a partir do dia 1° de janeiro de 2015, bolsas de estudo em instituições de ensino superior privadas para estudantes e professores de escolas públicas.

Estudantes de Recife - UNE

Para participar, é necessário que o estudante faça o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que a renda familiar mensal per capita do aluno não ultrapasse dois salários mínimos.

“A maioria dos estudantes da rede municipal faz parte das famílias mais pobres do Recife e esse programa é uma oportunidade deles ingressarem no ensino superior. Os pais que não tiveram a oportunidade, terão isso com os filhos. É fundamental cuidar da educação da nossa cidade”, destacou o prefeito, que ressaltou a importância do movimento estudantil para esta conquista.

A presidenta da UNE, Vic Barros, esteve presente no ato de lançamento e lembrou da luta dos estudantes de Recife pela democratização do acesso ao ensino superior. “Todo o movimento estudantil tem lutado nos últimos anos para pintarmos a universidade de todas as cores. Já é um lema nosso em todo o Brasil que, agora, o filho do pedreiro vai poder virar doutor. Isso já é uma realidade”, disse.

Vic lembrou ainda que o Prouni nacional não consegue atender a defasagem de entrada de alunos nas instituições de ensino superior. “Este é mais uma passo para a democratização do ensino, que vai facilitar ainda mais o acesso dos jovens à universidade. Políticas como o Prouni Municipal precisam ser acompanhadas pela sociedade. Os estudantes vão sempre acompanhar para aperfeiçoar o programa”, ressaltou.

Para ela, Recife está dando o primeiro passo e pode influenciar outras cidades brasileiras. A previsão é que 482 bolsas sejam ofertadas anualmente, sendo 20% para os professores. O Projeto de Lei para a criação do Prouni vai passar agora pela aprovação da câmara municipal.

Fonte: UNE