Cresce a tensão entre Índia e Paquistão na Caxemira

Duas mulheres morreram e outras 25 pessoas ficaram feridas quando tropas paquistanesas dispararam, nesta quarta-feira (8) com armas de grosso calibre contra a localidade de Chilyari na Caxemira, denunciaram autoridades indianas.

Cachemira - National Turk

Segundo a agência de notícias Ians, um alto oficial da polícia -que não se identificou- disse que desde a noite anterior os soldados bombardearam com morteiros o setor de Samba e que os feridos, alguns deles com gravidade, foram levados a um hospital público da cidade de Jammu.

A Força de Segurança da Fronteira respondeu com força à agressão para silenciar as armas do Paquistão.

O incidente, décimo quarto este mês em diversos pontos da divisória Linha de Controle (LoC), acrescenta novas tensões às relações entre os históricos rivais do Sul da Ásia, que já se enfrentaram em duas guerras pela Caxemira desde suas independências em 1947.

Os conflitos, pelos quais cada lado costuma acusar o outro, já deixaram uma dúzia de civis mortos, oito registrados pela Índia e quatro pelo Paquistão. A cifra de feridos passa de 75, a menor parte soldados de ambos os exércitos.

O porta-voz do Ministério de Defesa da Índia, coronel Manish Mehta, confirmou que cerca de 20 mil pessoas se deslocaram para o sul por temer bombardeios e disparos que chegam pelo outro lado da LoC.

Enquanto isso, chefes militares, diplomatas, ministros e servidores públicos de alto escalão dos dois países continuam trocando acusações ao mesmo tempo em que fazem apelos a pôr fim ao que indiscriminadamente chamam de flagrantes violações dos acordos de cessar-fogo na Caxemira, assinados em novembro de 2003.

Nenhum dos dois exércitos anunciou se definitivamente será realizada uma reunião dos Diretores Gerais de Operações Militares para aliviar as tensões naquela região montanhosa.

Fonte: Prensa Latina