Encontro de cooperativas acontece em Salvador até sexta (10)

O novo posicionamento estratégico, a visão do futuro, a missão das entidades e as escolhas das ações que serão implementadas pelo conjunto das cooperativas nacional e da Bahia são os principais temas que serão discutidos no Encontro das Cooperativas Baianas, que começa na quinta-feira (9), no Gran Hotel Stela Maris, em Stela Mares, e prossegue na sexta-feira (10).

Outro objetivo é promover a intercooperação das entidades, além de evidenciar a importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social da Bahia e do país.

A solenidade de abertura será às 19h30, com a presença do secretário estadual do Trabalho e Esporte (Setre) e presidente dos Conselhos estaduais do Cooperativismo e da Economia Solidária, Nilton Vasconcelos; do presidente Nacional do Sistema Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Marcio Lopes de Freitas, e do presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (Oceb/Sescoop-BA_, Cérgio Tecchio, que abre o evento fazendo uma saudação aos participantes.

Márcio Lopes vai fazer a palestra de abertura abordando o novo posicionamento estratégico do cooperativismo nacional que já foi aprovado depois de dois anos de discussão. No segundo dia de trabalho, terá a participação do presidente do Bancoob, Marco Aurélio Almada, abordando o tema ‘A Governança Cooperativa como Ferramenta no Desenvolvimento do Cooperativismo’; e do presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná(Ocepar), João Paulo Koslovski, que vai falar sobre ‘Desenvolvimento Sustentável via Cooperativa’.

O encontro vai reunir 250 pessoas e quatro cooperativas baianas também vão mostrar suas experiências de sucesso. São elas: Cooperativa Agropecuária do Oeste da Bahia (Cooproeste); Cooperativa Central de Crédito da Bahia (Sicoob Central Bahia); Cooperativa de Ensino da Região de Irecê (Coperil) e Cooperativa Mista de Motoristas Autônomos de Salvador (Táxi Comtas) e Cooperativa Metropolitana de Táxis Especiais de Salvador (Táxi Coometas).

Fonte: Secom-BA