Inscrições abertas para o Prêmio Zumbi dos Palmares

Estabelecido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em 2008, e determinado pelo deputado estadual Raul Carrion (PCdoB) para celebrar a trajetória do líder e ícone da luta pela liberdade dos negros e excluídos o País, o Prêmio Zumbi dos Palmares recebe inscrições até o dia 30 de outubro.  

O Prêmio Zumbi dos Palmares destaca há seis anos personalidades e entidades com reconhecida atuação na comunidade afrodescendente, por isso as inscrições devem ser feitas por organizações vinculadas à causa. A distinção foi criada como um tributo ao líder dos negros que lutava pela liberdade durante o regime escravagista luso-brasileiro. Para Raul Carrion, deputado autor do projeto “Zumbi dos Palmares constitui-se em um nome inseparável da história da luta pela liberdade no Brasil. Organizados pelos negros fugidos do cativeiro, os quilombos foram uma experiência de modo de produção baseado no trabalho livre. Embora com técnicas rudimentares e com limitada divisão social do trabalho, os colonos livres e independentes viviam nos quilombos em condições de existência material superior às encontradas no sistema escravista”, recorda o também historiador Carrion.

 

No Sul de Pernambuco, num território agreste de difícil acesso chamado Palmares, durante os séculos XVI e XVII, desenvolveu-se os chamados Quilombos dos Palmares. Os esforços de defesa para repelir as centenas de ataques das expedições militares de administração colonial contribuíram para o desenvolvimento político e militar desses quilombos, engendrando uma confederação. Zumbi, assim como a maioria dos palmarinos, negou-se a aceitar uma anistia que excluía os cativos fugidos. O impasse continuou e os combates também, até que em 1694, foi organizada uma expedição militar com milhares de combatentes munidos de armas de fogo. A resistência perdurou por dias sob o comando de Zumbi, quando em 7 de fevereiro de 1694 o Quilombo de Macaco foi destruído. Nos dias seguintes sucedeu-se o massacre que se repetiu nos outros quilombos da região. Ferido em combate, Zumbi conseguiu escapar. Porém, no ano seguinte foi morto à traição. Sua cabeça foi decepada e exposta em Recife. Três séculos depois, o aniversário de sua morte, ocorrida em 20 de novembro de 1695, transformou-se no Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil.

 

As inscrições para o importante prêmio serão recebidas no período de 01 a 30 de outubro de 2014 na Divisão de Protocolo – Departamento de Logística da Assembleia Legislativa – localizada na Praça Marechal Deodoro, nº 101, andar térreo, prédio anexo, através de documento ou ofício encaminhado por qualquer entidade vinculada à causa afro-brasileira com reconhecida atuação no Rio Grande do Sul.

A premiação é concedida anualmente durante a Sessão Solene Comemorativa ao Dia Nacional da Consciência Negra, onde é entregue a medalha alusiva a Zumbi dos Palmares e o diploma reconhecido pela Assembleia Legislativa. Este ano, a cerimônia está prevista para o dia 20 de novembro de 2014, quinta-feira.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Deputado Raul Carrion (PCdoB/RS).