Eleição na Bolívia: "Iremos ganhar com ampla maioria", diz Evo Morales

“No domingo (12) iremos ganhar com ampla maioria”, prevê o presidente boliviano, Evo Morales, que encerrou definitivamente sua campana eleitoral na cidade de El Alto, em La Paz, nesta semana. O otimismo do candidato à reeleição é resultado de um governo exitoso que conta com a aprovação da maioria da população, conforme indicam os números de todas as pesquisas eleitorais realizadas no país.

Evo Morales - Agência Efe

“Desta vez vamos ganhar nos nove departamentos (estados do país)”, comemorou Morales em seu último comício, que reuniu meio milhão de pessoas, segundo informações do jornal La Razón. É natural que ele celebre tal feito, já que conseguiu conquistar também o eleitorado da região chamada “meia lua” – formada por Santa Cruz de La Sierra, Tarija, Pando e Beni –, reduto dos opositores que, em 2008, impulsionaram um movimento separatista.

Leia também:
A eleição de Evo Morales e o enterro do passado neoliberal da Bolívia
Bolívia tem menor índice de desemprego da América Latina

“Estamos unidos, somos uma lua cheia e construímos um país livre, com estabilidade e crescimento econômico, trazendo esperança e garantia para as futuras gerações”, disse o presidente.

Para Evo Morales, a votação de domingo será um “golpe” para o império, para o neoliberalismo e para os “vende-pátria”. O candidato exaltou ainda a independência econômica, ao lembrar que antes o “Banco Central servia ao Fundo Monetário Internacional (FMI)” e agora, segundo ele, “aceitamos cooperação, mas chantagem nunca mais”.


Mais de meio milão de pessoas participaram do ato de encerramento da campanha
eleitoral de Evo Morales em El Alto. Foto: Alex Chipana.

“Agora, sem o embaixador dos Estados Unidos, sem bases militares, nem a DEA, estamos melhores em termos de política , democracia e economia. Essa é a luta do povo”, insistiu o atual presidente.

Théa Rodrigues, da redação do Portal Vermelho,
Com informações do jornal La Razón