Colunista do Vermelho ganha Prêmio Guavira de Literatura

A Fundação de Cultura do governo do Estado divulgou nesta sexta-feira (10), no Diário Oficial, a relação das obras e escritores vencedores do III Prêmio Guavira de Literatura de Mato Grosso do Sul. O colunista do Portal Vermelho, e constante colaborador do nosso caderno cultural, Urariano Mota, teve sua obra “O filho renegado de Deus” escolhida na categoria Romance.

Urariano Mota - Reprodução

Em Crônica o vitorioso é Cristovão Tezza com “Um operário em férias”; na categoria Poesia o primeiro lugar ficou com Adélia Prado com a obra “Miserere”; Já em Contos a vencedora é Rosane Nicolau com “Margem de Erro”.

A Fundação de Cultura recebeu a inscrição de 111 obras de diferentes Estados brasileiros. Na edição do ano passado o Prêmio Guavira recebeu 124 publicações. No ano de estreia, em 2012, foram 82 obras inscritas.

A seleção contou com obras literárias escritas em língua portuguesa, editadas e comercializadas no Brasil em 2013 e classificadas nas categorias Romance, Conto, Poesia e Crônica. Os primeiros colocados de cada uma receberão R$ 10.000,00 e também um certificado de premiação.

O processo seletivo foi realizado em duas etapas distintas: a de Habilitação e a de Seleção. Para cada etapa foi nomeada uma Comissão Especial distinta, levando em consideração o conhecimento técnico necessário dos integrantes para a análise documental e análise meritória.

A Comissão Julgadora do Prêmio Guavira de Literatura, responsável pelo julgamento do mérito dos livros inscritos, foi formada pelos seguintes membros titulares designados pela Segov (Secretaria de Governo): Daniel Abrão, Julio Augusto Xavier Galharte e Vera Tylde de Castro. A reunião foi presidida pela professora doutora Eliane Maria de Oliveira Giacon.

Da redação do Portal Vermelho