Movimento camponês e governo debatem distribuição de produção familiar

Na tarde desta quarta-feira (8), a Contag, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Distrito Federal e Entorno (Fetadfe) e outros movimentos que representam os agricultores na região se reuniram com a Secretaria de Agricultura do Distrito Federal e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), na sede do Incra, para discutir questões relacionadas ao Centro de Comercialização e Capacitação da Agricultura Familiar. Autoridades políticas que apoiam a causa também participaram.

Reunião sobre distribuição da produção da agricultura familiar - Contag

A demanda é antiga da Fetadfe, e apesar de caminhar para sua conclusão, tem detalhes importantes pendentes a serem resolvidos. O Centro será um espaço para capacitação de agricultores familiares para que eles possam aprender a comercializar suas produções da forma correta, será instalado no Ceasa.

A demanda foi entregue ao governo do DF em 2002, a partir de um projeto desenvolvido pelos movimentos sociais que previa uma estrutura completa que pudesse ser utilizada para capacitação dos agricultores e comercialização no mesmo local.

No mesmo ano, foi entregue o terreno para a construção, mas os recursos financeiros, cerca de seis milhões de reais providos pelo MDA, só chegaram em 2004. A construção começou anos depois, e atualmente o Centro tem 95% da obra concluída. Além do acabamento, faltam os equipamentos para os cursos de capacitação, câmeras frias e veículos de suporte, que aguardam licitação, além da criação de normativos para regulamentar as atividades no local. Segundo informação do subsecretário de Agricultura do DF, a licitação será feita ainda este mês.

Gestão

A principal pauta da reunião foi a gestão do Centro. A Secretaria de Agricultura do Distrito Federal atribuiu a responsabilidade de geri-lo à Emater-DF. Os movimentos, porém, não aceitaram. “O projeto é nosso, mas o governo diz que o gestor será de uma empresa pública. Acreditamos que, se foi algo que nós pedimos para a agricultura familiar, não podemos deixar na mão do governo”, afirma o secretário de Administração e Finanças da Fetadfe, Lucindo Alves.

Após apresentar a reivindicação pela gestão do Centro, o encaminhamento foi a criação de um comitê gestor, com participação do governo e dos movimentos. Aguarda-se agora a conclusão da obra, para que possam ser iniciadas as atividades.

Fonte: Contag