FAO: Taxa de inflação de alimentos na América Latina não chega a 1%

De acordo com o Relatório Mensal de Preços dos Alimentos da Organização da ONU para a Alimentação e Agricultura (FAO), divulgado na sexta-feira (10), a taxa de inflação dos alimentos na América Latina e o Caribe alcançou 0,8% em agosto, registrando um aumento de 0,1% em relação ao mês anterior. Este é o terceiro mês consecutivo de aumento da taxa na região.

frutas

Na América do Sul, no entanto, países como Bolívia, Paraguai e Uruguai apresentaram redução no preço dos alimentos em relação a julho, quando a tendência de desaceleração geral começou a reverter em alguns países. O Brasil apresentou pelo segundo mês taxas negativas de -0,2%, enquanto Chile, Colômbia, Equador e Venezuela se mantiveram no mesmo patamar. Já na Argentina, houve um aumento na taxa de inflação dos alimentos, enquanto que o Peru apresentou uma taxa nula.

Na América Central, Honduras foi o único país a registrar queda nos preços dos alimentos, com inflação de -0,2% em agosto. E no Caribe, a maior redução no crescimento da inflação ocorreu na Jamaica, cuja inflação dos alimentos caiu de 4,6% em julho para 0,6% em agosto.

Na esfera internacional, o índice de preços de alimentos da FAO registrou 196,6 pontos em agosto, 3,6% menor em relação a julho, mantendo assim a tendência de redução desde julho de 2013.

Fonte: ONU