Rússia e EUA tentam chegar a um acordo sobre questão nuclear do Irã

O Chanceler da Rússia, Sergei Lavrov, realizou na terça-feira (14) em Paris um encontro com o seu homólogo norte-americano, John Kerry. Segundo ele, os dois países têm confiança em chegar um consenso sobre o problema nuclear do Irã.

Arak - Associated Press Photo

Lavrov apontou que todas as partes envolvidas no problema iraniano estão a se esforçar para atingir mais rápido possível um acordo para resolver o problema do país. O chanceler russo não garantiu que o documento possa ser lançado antes do dia 24 de Novembro, que é a data limite, mas, na ocasião, ele disse que a boa qualidade do documento é mais importante do que outros fatores.

O Secretário de Estado dos EUA, John Kerry demonstrou também a sua opinião depois do encontro, ele acreditou que as partes envolvidas na crise do Irã poderão resolver o problema.

Terminou no dia 26 de setembro a sétima rodada para a negociação nuclear do Irã em Nova Iorque, mas os países do sexteto não conseguiram diminuir as suas divergências com o Irã.

Para promover o processo de negociação do tema, o secretário de estado dos EUA, John Kerry, vai continuar a sua viagem, no dia 15 deste mês, em Viena, onde vai desenvolver um diálogo com os representantes da União Europeia e do Irã, com objetivo de resolver a crise nuclear antes da data limite, 24 de novembro.

Washington não considera a possibilidade de prorrogação das negociações com os representantes do Irã para resolver a questão nuclear iraniana após 24 de novembro, informou a Reuters, citando um alto representante do Departamento de Estado.

"Não discutimos a prorrogação (do prazo)", disse o representante do Departamento de Estado antes do início das negociações sobre o programa nuclear iraniano, com a participação do ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, chefe da diplomacia da UE, Catherine Ashton, e secretário de Estado dos EUA, John Kerry.

Durante as negociações, os Estados Unidos preveem uma discussão frutífera, mas não esperam um grande avanço. Há convergências em relação a algumas questões, no entanto, disse a fonte, as discordâncias significativas ainda permanecem. Em particular, elas se relacionam com o enriquecimento de urânio.

Da redação do Vermelho,
com informações da Voz da Rússia e da Rádio China Internacional