Margaridas promovem oficinas de combate à violência contra a mulher

Com o objetivo de mobilizar, participar e fazer o controle social da implementação das Unidades Móveis e de fortalecer, criar e efetivar os Fóruns Estaduais de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta, a Contag, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR), está desenvolvendo em todo o país oficinas estaduais de capacitação do Projeto Margaridas em Marcha.

Margaridas em Marcha - Contag

Entre outubro de 2013 a junho de 2014, as Unidades Móveis e Barcos para Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo, Florestas e das Águas já realizaram mais de 20 mil atendimentos em todo o País, em mais de 100 viagens. Esse dado é da SPM/PR, que já entregou 53 unidades para os estados.

No primeiro semestre de 2014 foram realizadas 10 oficinas estaduais. Agora, o projeto está sendo retomado com a realização de outras 17 até o final do ano. Nesta atividade, é feito um resgate da construção do eixo sobre violência contra as mulheres da pauta da Marcha das Margaridas com o intuito esclarecer as participantes sobre as conquistas da ação.

Ao longo dos anos a Marcha das Margaridas teve importantes conquistas, entre elas o Fórum Nacional de Enfrentamento à Violência, o Pacto Nacional e as diretrizes de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta. O funcionamento das unidades móveis também é debatido com as mulheres durante as oficinas.

Outros momentos da atividade são a identificação e análise da situação da violência contra as mulheres em cada estado, bem como a apresentação da Lei Maria da Penha, do Programa Viver sem Violência e outros instrumentos de ação para implementação de políticas públicas de combate à violência contra as companheiras, bem como analisar as estruturas existentes em cada estado e o seu funcionamento.

Da redação do Portal Vermelho, com Contag