Famílias que moravam no lixão recebem casas em São Paulo

Famílias que moravam em área com lixão e de risco em Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo, foram contempladas neste sábado (18) com 516 moradias. As novas residência fazem parte dos residenciais Violeta e Girassóis, no condomínio Jardim das Flores. Até o final de outubro, serão entregues outros 300 apartamentos do residencial Azaleias.

minha casa minha vida - Divulgação/Governo do Ceará

Cada apartamento conta com dois dormitórios, banheiro, sala, cozinha e área de serviço, com área privativa de 48,97 metros quadrados. Os residenciais, destinados a famílias com renda bruta mensal de até R$ 3,1 mil, contam também com salões de festas, churrasqueiras e quadras poliesportivas, portarias e vagas para carros.

"Vocês têm que cuidar desse patrimônio. Vocês vão agora viver numa comunidade nova, vão se conhecer, vão ter que viver juntos. E determinar que regras vão ter, como vai funcionar o salão de festas. É fundamental já tirar os síndicos, que são representantes de cada prédio, para discutir todas essas questões", afirmou a ministra Miriam Belchior, que participou do evento de entrega juntamente com o prefeito da cidade, Sérgio Ribeiro, e outras autoridades.

Uma das novas moradoras, Eliane, leu uma carta durante a cerimônia realizada, concordando com a ministra. Afirmou que o sonho das pessoas da região foi realizado e que elas agora têm um endereço. "Vamos cuidar disso porque é nosso."

Perto dos residenciais há duas Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma escola municipal de ensino infantil e duas creches. Está prevista a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) próximo aos condomínios. Há disponibilidade de transporte público nas proximidades.

A dona de casa Maria José Bezerra Silva, explicou um pouco como era difícil a vida na região. "Aqui era uma situação muito precária, morávamos no meio de rato e barata. Não tinha saneamento." Seu marido, Ademir, concordou: "Teremos mais organização, limpeza. Agora vamos ter qualidade de vida."

Fonte: Ministério do Planejamento