China, Japão e Coreia do Sul discutem cibersegurança em Pequim

Altos diplomatas da China, Japão e República da Coreia se reuniram sobre a cibersegurança nesta terça-feira (21) na capital chinesa para fortalecer a confiança e a cooperação sobre o ciberespaço, disse nesta quarta-feira (22) uma porta-voz da chancelaria chinesa.

Hua Chunying

A reunião é a primeira do tipo desde o estabelecimento do mecanismo de consulta de segurança do espaço cibernético China-Japão-Coreia do Sul, disse Hua Chunying, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, em uma coletiva de imprensa regular.

Diplomatas dos três países responsáveis pelos assuntos de ciberespaço co-presidiram a reunião, disse Hua, sem mencionar os nomes dos funcionários. Os três lados apresentaram suas próprias políticas e instituições em relação ao ciberespaço e discutiram as normas, fortalecendo a confiança recíproca, de acordo com a porta-voz chinesa.

Os três países discutiram o processo de construir a confiança online dentro do marco da União Internacional de Telecomunicações, Fórum Regional da Associação das Nações do Sudeste Asiático, Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e a Organização de Cooperação de Xangai, segundo Hua.

Eles também falaram sobre o combate a crimes e terrorismo online e a cooperação de resposta de emergência na internet, concordando em realizar a segunda reunião do mecanismo de consulta da cibersegurança na Coreia do Sul no próximo ano, finalizou.

Fonte: Xinhua