Pedido pela reforma do Conselho de Segurança é destaque na ONU

O Conselho de Segurança das Nações Unidas celebra, nesta quinta-feira (23), um debate aberto sobre os seus métodos de trabalho. O fórum retorna com as reivindicações de reforma da atual composição que inclui um corpo de 15 membros.

Conselho de Segurança da ONU - ONU

Segundo a embaixadora da Argentina na ONU, Maria Cristina Perceval, o evento representa uma nova oportunidade para ouvir os critérios e propostas para que os estados falem sobre o interesse quase unânime da comunidade internacional para aumentar a transparência e representatividade do Conselho.

“Convidamos os países para falar sobre o assunto, apresentar propostas concretas e identificar lacunas, obstáculos e dificuldades”, disse há poucos dias a diplomacia do país sul-americano, que este mês preside o órgão com um mandato para preservar a paz e a segurança no mundo.

Presidentes, primeiros-ministros e ministros das Relações Exteriores dos cinco continentes mencionaram a questão da reforma da agência em suas intervenções durante o debate de alto nível da Assembleia Geral das Nações Unidas, realizada de 24 a 30 do mês passado.

A principal reivindicação é em relação ao número de países que possuem assento permanente no Conselho de Segurança e poder de veto nas decisões (EUA, Rússia, China, França e Reino Unido).

Embora os pedidos de mudança surjam de todos os cantos do planeta, são as nações mais ao Sul que buscam construir um corpo mais inclusivo, transparente e democrático, que não interfira com o trabalho da Assembleia Geral, onde estão presentes os 193 países da ONU.

Fonte: Prensa Latina