Setre recebe prêmio por programa de qualificação de custodiados

A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) recebe, nesta quinta-feira (23/10), em Brasília, o Prêmio Nacional de Boas Práticas em Política Criminal e Penitenciária, do Ministério da Justiça. A cerimônia de entrega será às 14h, no Auditório Joaquim Nabuco, da Faculdade de Direito da UnB, com a presença do secretário estadual Nilton Vasconcelos.

A premiação decorre do Programa Qualifica Ressocialização desenvolvido pela Setre, em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado (Seap), e executado em 2012 com a promoção de qualificação profissional de mais de 800 custodiados em presídios baianos.

O Qualifica Bahia Ressocialização foi realizado em 19 unidades prisionais nos municípios de Valença (baixo sul), Teixeira de Freitas (extremo sul), Paulo Afonso (Vale do São Francisco), Ilhéus, Itabuna (sul), Jequié (centro sul), Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho (RMS), Feira de Santana (centro norte), Juazeiro (norte), Vitória da Conquista (sudoeste) e Serrinha (nordeste).

Voltado para a formação social e profissional de trabalhadores e trabalhadoras na Bahia, o programa Qualifica Bahia foi criado para atender a atual elevação da demanda de qualificação no estado, nas cadeias produtivas da agricultura familiar e economia solidária, comércio e serviços, construção civil, empreendedor individual, construção naval, portuário e mineração, turismo e petróleo e gás.

O programa tem como finalidade identificar, difundir e estimular a realização de boas práticas na execução penal, de maneira a contribuir na reintegração e humanização dos apenados, e também promover mobilização nacional em favor do aprimoramento da execução penal e a replicação das boas experiências.

Fonte: Secom-BA