China lança nave de teste para futura missão à lua

A China lançou hoje ao espaço uma nave não tripulada com a intenção de provar as tecnologias que serão usadas em uma primeira exploração à lua com retorno à terra em 2017, com data ainda a ser determinada, foi divulgado nesta sexta-feira (24).

China espaço foguete

De acordo com relatórios oficiais, a nave decolou esta madrugada do Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, na província chinesa de Sichuan, sudoeste do país.

Um comunicado da Administração Estatal de Ciência, Tecnologia e Indústria para a Defesa Nacional deu a conhecer que o módulo foi impulsionado ao espaço por uma versão avançada do foguete Longa Marcha-3C.

A missão preparatória do futuro lançamento da sonda Chang'e-5, que retornará à terra depois de cumprir seu trabalho, durará oito dias e a nave foi desenvolvida pela Corporação de Tecnologia e Ciência Aeroespacial.

O módulo, disseram porta-vozes oficiais, realizará meia volta ao redor da lua antes de regressar à terra a uma velocidade de 11.2 quilômetros por segundo, que será reduzida antes de entrar na atmosfera para aterrissar na região autônoma de Mongólia Interior.

Esta primeira prova tem como objetivo obter dados experimentais e confirmar tecnologias de guia, navegação e controle na hora de reentrar à atmosfera terrestre, segundo especialistas.

Também serão provadas a resistência perante altas temperaturas e o desenho de trajetória para a próxima chegada à lua do Chang'e-5 em 2017, para recolher amostras e trazer de volta à terra,

A China lançou o Chang'e-1 em 2007, o Chang'e-2 em 2010, e na atual segunda etapa de desenvolvimento do programa espacial enviou à lua em dezembro de 2013 o Chang'e-3 com um robô a bordo para se locomover pela superfície lunar.

Os cientistas chineses disseram que o futuro Chang'e-4 sustentará o que foi conseguido por seu antecessor e abrirá o caminho para outras sondas.

O experimento de hoje se inscreve na sequência de testes previstos pela China na segunda fase do desenvolvimento espacial deste gigante asiático, que tem como meta – em sua terceira etapa – a instalação no espaço em 2020 de uma estação orbital de vários módulos.

Fonte: Rádio Internacional da China