Estudantes da Unifesp publicam manifesto em apoio a Dilma

Estudantes do curso de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) no campus de Guarulhos publicaram um manifesto em apoio à reeleição da presidenta Dilma Rousseff. Eles reconhecem os avanços obtidos nos últimos 12 anos que qualificam como a “construção de uma sociedade mais justa igualitária”.

Dilma no Dia do Estudante - Reprodução

Os projetos voltados para Educação recebem destaque no manifesto dos alunos que fazem questão de ressaltar a construção de 18 universidades federais durante os governos de Lula e Dilma.

Confira o manifesto na íntegra:

Manifesto dos estudantes da Unifesp Guarulhos (EFLCH) de apoio à reeleição de Dilma Rousseff

Os últimos 12 anos representaram um grande avanço rumo à construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Pessoas que historicamente sempre tiveram seus direitos mais básicos, como alimentação, educação, moradia e saúde, negados passaram a ter acesso a eles. Fatos como a geração de cerca de 20 milhões de empregos, a duplicação do número de vagas nas universidades, a construção de 1,7 milhão de moradias e a retirada de mais de 30 milhões de pessoas da extrema pobreza (fato esse que recentemente retirou o Brasil do “mapa da fome”) são de extrema relevância para aqueles que almejam viver numa sociedade mais justa.

Na área do ensino universitário o progresso é visível: 18 universidades federais criadas permitiram a mais de 1 milhão de pessoas o acesso ao ensino superior público e gratuito. Além disso, programas como o Prouni e o novo Fies ampliaram o acesso também ao ensino superior privado, no qual mais de 1,4 milhão de pessoas, sendo a maioria destas de baixa renda, ingressaram. Essas iniciativas certamente causaram maior impacto na população negra e pobre, cujo acesso ao ensino superior sempre foi negado e para quem as políticas de cotas implantadas nas universidades federais e nos programas de financiamento estudantil foram fatores decisivos para o ingresso na universidade.

É claro que esses processos de inclusão social apresentam muitos problemas, problemas esses que não podem ser desconsiderados e cuja solução exige e sempre exigirá muita luta de nós que somos afetados por eles. Porém vivemos atualmente uma situação em que todas as conquistas que o povo brasileiro teve estão ameaçadas. Neste segundo turno eleitoral estamos diante de uma escolha: continuar avançando ou retroceder ao tempo em que este país era um país de poucos, onde o ensino superior era um privilégio da elite e os jovens de baixa renda e negros sequer podiam sonhar em estudar numa universidade.

Tendo em vista a continuidade da ampliação do acesso aos direitos básicos, sobretudo da ampliação da oferta de vagas no ensino universitário, e tendo também a perspectiva de obter melhorias significativas na qualidade dos serviços que possibilitam a conquista desses direitos, nós, estudantes de graduação e pós-graduação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), cujo campus localizado na cidade de Guarulhos foi criado dentro do contexto da expansão universitária empreendida pelos governos federais dos últimos 12 anos, manifestamos nosso apoio à reeleição da presidenta Dilma Rousseff por entendermos que ela é a única e melhor alternativa para o Brasil continuar seguindo seu caminho de crescimento com inclusão social e, portanto, de formação de uma sociedade mais justa e próxima daquela com a qual sonhamos.

Veja também em PDF.

Da redação do Vermelho