Líder do PT defende partido na Presidência da Câmara

O PT foi o grande vitorioso nas eleições deste ano para a Câmara dos Deputados, elegendo, mais uma vez, a maior bancada parlamentar – 70 deputados federais – para a legislatura 2015-2018. O PMDB continua com a segunda maior bancada, com a eleição de 66 deputados. O líder da bancada, deputado Vicentinho (SP), na análise do resultado adiantou que o Partido vai pretende assumir a Presidência da Casa no próximo ano.

Câmara dos Deputados - Plenário

O líder petista disse que “existe aqui na Casa um entendimento de rodízio entre os maiores partidos para a Presidência da Câmara. Nosso partido continua sendo a maior bancada. Hoje, a Presidência está com o PMDB. Então, nada mais natural que ela venha para a Bancada do Partido dos Trabalhadores no biênio 2015-2016”, defendeu.

“O PT continua sendo a maior bancada na Câmara, mas tivemos uma redução, o que nos leva a fazer uma reflexão para reavaliar nosso trabalho”, disse ainda o deputado, que falou também sobre a nova configuração do Congresso Nacional e sobre os desafios para a próxima legislatura.

“O Congresso, segundo estudiosos, ficou muito mais conservador. Foram eleitos muitos parlamentares considerados homofóbicos e fundamentalistas e aumentou o número de deputados ruralistas, fazendeiros e empresários. Isso implicará dificuldades que teremos que enfrentar na próxima legislatura”, afirmou.

A receita para enfrentar essa nova composição do Congresso, segundo Vicentinho, é a participação popular no acompanhamento dos trabalhos do Parlamento. “A participação do povo não pode ser apenas no voto. Tem que ser no voto e no acompanhamento da postura do deputado e no trabalho na Câmara. Ou então, teremos um retrocesso muito grande aqui na Casa”, alertou.

Nessa eleição, a renovação na Câmara atingiu a marca de 43,5%. Esse percentual é um pouco menor do que o verificado em 2010, que chegou a 46,4%. Os partidos PT/PMDB/PSD/PP/PR/PROS/PDT/PCdoB/PRB que apoiaram a reeleição da presidente Dilma Rousseff elegeram 304 deputados. Atualmente, a base governista conta com 340 deputados.

O PSDB elegeu a terceira maior bancada da Câmara e terá 55 deputados, 11 a mais do que tem atualmente. Os partidos PSDB/PMN/SD/DEM/PEN/PTN/PTB/PTC/PTdoB, que apoiaram no primeiro turno o candidato tucano, Aécio Neves, elegeram 130 parlamentares. Atualmente, essa composição totaliza 119 deputados.

Dos sete partidos médios que possuem entre 20 e 49 deputados PSB, PP, PSD, PR, PTB, DEM e PRB, somente o PSB, o PTB, o PRB e o PR cresceram. No total, o número de partidos com representação na Casa passou de 22 para 28. Dos atuais 32 partidos registrados na Justiça Eleitoral, apenas quatro agremiações – PSTU, PCB, PCO e PPL – não elegeram representantes. Seis agremiações PHS, PTN, PTC, PSDC, PRTB e PSL, que não tinham representação na Câmara, passarão a ter em 2015.

Da Redação em Brasília
Com PT na Câmara