Maria do Rosário defende diálogo e unidade em prol do Brasil

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) ocupou a tribuna da Câmara nesta terça-feira (28), para uma avaliação do período eleitoral, encerrado no último domingo. “Foi uma vitória da democracia, que não é aquele governo onde há vencidos e vencedores num sentido estrito, mas onde todos podemos dizer que, escolhido um projeto e um governante, trabalharemos de forma unificada”, afirmou. Para Maria do Rosário, o que deve prevalecer neste momento é a unidade defendida pela presidenta Dilma.

Maria do Rosário - Reprodução

“Chamamos todos para ficarmos irmanados no espírito do pronunciamento que a presidenta Dilma Rousseff realizou no momento em que o Tribunal Superior Eleitoral declarou a sua vitória, um espírito de unidade, de diálogo pelo Brasil”, disse a parlamentar do PT.

“Um princípio essencial deve orientar todos neste momento: o respeito à vontade popular, manifestada nas urnas. Isso representa trabalharmos todos e todas pelo Brasil, sem cedermos aos discursos que desvalorizam o processo eleitoral e os seus resultados. A vitória da presidenta Dilma Rousseff, mais uma vez, simboliza a força dos valores e do amor ao Brasil daqueles que enfrentaram ainda muito jovens o autoritarismo de Estado, constituído como ditadura nos anos que se seguiram a 1964”, ressaltou Maria do Rosário.

Maturidade

Na avaliação da deputada, a presidenta Dilma revela maturidade política para continuar à frente da Presidência da República. “Sua determinação como presidenta da República é para avançarmos ainda mais na travessia rumo a um país socialmente mais igualitário, economicamente mais desenvolvido e justo, culturalmente capaz de valorizar e respeitar a diversidade humana, de superar todas as formas de desigualdade e violência. Por isso mesmo, um Brasil mais plural e mais democrático na ampla concepção que esse termo nos ensina a utilizá-lo”, afirmou a petista.

Reforma

Após citar os avanços implementados em várias áreas pelos governos Lula e que tiveram continuidade no primeiro mandato da presidente Dilma, a deputada reiterou a defesa da reforma política já anunciada como compromisso pela presidenta Dilma.

“O compromisso da presidenta Dilma é importante para o Congresso Nacional, para ouvir a sociedade. O Congresso, mais do que todos os poderes, precisa da presença da sociedade organizada, diretamente oferendo as suas opiniões. Com a participação da sociedade, devemos fazer a reforma política. Essa é a qualidade necessária que distingue a reforma política”, disse a petista.

Comunicação

O segundo compromisso da presidenta Dilma, acrescentou a deputada Maria do Rosário, é com a democratização dos meios de comunicação, que é também um compromisso com a democracia. “Devemos fazer cumprir o artigo 220 da Constituição Federal, que assegura a liberdade de pensamento e proíbe a existência de oligopólios e monopólios de comunicação”.

Tolerância

A deputada Maria do Rosário enfatizou ainda que a unidade e o diálogo conclamados pela presidenta Dilma devem também repercutir no Congresso Nacional. “O objetivo é estar nos debates mais acalorados com as posições diferenciadas, para que possamos sempre reconhecer em cada um a legitimidade na defesa das posições e rejeitando, de forma uníssona, a intolerância, o desrespeito, as atitudes autoritárias, as atitudes golpistas, valorizando-nos como a Casa dos grandes debates para realizarmos a reforma política, juntamente com o povo brasileiro, a reforma democrática dos meios de comunicação e a valorização de valores humanos, fraternos e de democracia, portanto, de direitos humanos”, finalizou a parlamentar petista.

Informativo PT na Câmara