Circuito especial exibe filmes nunca veiculados em cinemas comerciais

O cinema CaixaBelas Artes exibe de 30 de outubro a 12 de novembro, a mostra Circuito Cinema Inédito Brasileiro, com filmes inéditos no circuito comercial. Com a curadoria de João Juarez Guimarães e produção de Diana Iliescu, o evento tem preços populares e o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Destricted.br - Divulgação

Durante duas semanas, serão exibidos 20 filmes que não foram lançados comercialmente. São obras instigantes, que por diversos motivos não chegaram às salas de cinema. Dentre os cineastas, há nomes já reconhecidos como Bruno Safadi, Cavi Borges, o recentemente falecido Alberto Salvá, bem como de artistas apontados pela crítica especializada como revelações, entre eles o pernambucano Daniel Bandeira, o paraibano Taciano Valério, além de Rodrigo de Oliveira e Vitor Graize, do Espírito Santo.

A mostra exibirá ainda Destricted.br, o polêmico filme experimental sobre erotismo, realizado por consagrados artistas plásticos brasileiros como Lula Buarque de Holanda.

Complementado a seleção, haverá quatro longas inéditos do mestre do terrir, o cineasta marginal carioca Ivan Cardoso, além dos documentários São Paulo em Hi Fi e  A Volta da Paulicéia Desvairada, resultado das duas últimas incursões do paulistano Lufe Steffen pela noite da cidade.

Em parceria com a produtora volante Curupira Filmes, montada em um motorhome, haverá ainda duas sessões de rua, gratuitas e abertas ao público em geral. A primeira, acontece na sexta-feira (07), às 19h, na Praça da Sé, em frente à Caixa Cultural, na capital paulista. A outra será no sábado (08), às 23h, na Praça Roosevelt.

Além de terem seus filmes apresentados na mostra, os cineastas Lula Buarque de Holanda, Lufe Steffen, Luis Alberto Rocha Melo, Julia Martins, André Michiles, Diogo Martins, Fábio Bardella e André Kaveira participarão de bate-papos com a platéia paulistana.

Espaço além da mostra

Segundo pesquisa da produtora do evento, de 2000 a 2011 cerca de 100 títulos brasileiros conseguiram exibição somente no Festival do Rio e na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo – os dois principais eventos cinematográficos do país – e permanecem até o momento sem perspectiva de alcançar um público maior.

O levantamento aponta diversas lacunas do mercado exibidor brasileiro. Os lançamentos são em geral, obras de autores iniciantes, sobretudo documentários e ficam restritos à capital paulista, onde são exibidos no chamado circuitos de arte. Os filmes são distribuídos pelas próprias empresas produtoras e chegam ao mercado com apenas uma cópia.

Com o objetivo de divulgar esse grande volume de títulos, caracterizado pela diversidade temática e estilística, os produtores criaram o “Circuito Cinema Inédito Brasileiro”, que já teve três bem recebidas edições: na Caixa Cultural do Rio de Janeiro, em 2007 e 2009, e na Caixa Cultural São Paulo, também em 2009.

Veja a programação no site oficial da mostra.