Carro-bomba mata 12 pessoas em Bagdá

Um carro-bomba cujo alvo eram peregrinos xiitas matou 12 pessoas em Bagdá neste domingo (2), segundo informações da polícia e do hospital no Iraque.

Carro bomba em bagda 02112014

O clima é de tensão e o governo iraquiano prevê mais ataques contra xiitas, que estão se preparando para o festival religioso de Ashura, um evento que define o xiismo e seu rompimento com o islamismo sunita.

A comemoração religiosa sempe foi cercada de violência e, este ano, ganha como ingrediente a presença de militantes do Estado Islâmico no Iraque. O grupo acredita que os xiitas são infiéis e que merecem ser mortos.

Forças governamentais iraquianas anunciaram que 44 jihadistas sunnitas foram mortos durante confrontos em Baquba, numa contraofensiva ao Estado Islâmico na região e em outras localidades do país, que fechou outubro com mais de 3.200 vítimas.

De acordo com a fonte da segurança iraquiana, a artilharia atacou aldeias de Muqdadiyah, no nordeste Baquba, a capital da província de Diyala, onde um dois servidores públicos locais conseguiram sair sem ferimentos de um atentado com bomba.

Ainda segundo a fonte, foram encontrados três esconderijos de armas e munições do EI. Os enfrentamentos deixaram mais de 200 vítimas, a maioria mortos nas filas insurgentes só nas regiões de Baiji e Tikrit, em Salaheddin, Fallujah e Ramadi.

Com informações da Prensa Latina e agências internacionais