Xi Jinping ressalta papel do PC da China sobre forças armadas

O presidente chinês, Xi Jinping, disse nesta segunda-feira (3)que o exército está sob a absoluta liderança do Partido Comunista da China (PCCh) e que os princípios deverão ser sempre respeitados de maneira firme.

Exército China

"É o Partido que comanda a arma de fogo", disse Xi, também secretário-geral do Comitê Central do PCCh e presidente da Comissão Militar Central. Ele palestrou em uma conferência de assuntos políticos de exército realizada na vila Gutian, da província de Fujian (sudeste), uma ex-base de revolução.

De acordo com o líder chinês, a conscientização ideológica e política é a linha de vida para a evolução das forças armadas e vem garantindo o controle absoluto do PCCh às tropas do país.

"Devemos ter um profundo conhecimento sobre o importante papel da conscientização política no exército e passar para as próximas gerações todas essas boas tradições que já faziam parte do sangue dos nossos antepassados", salientou.

Segundo Xi, foi reforçada a coesão dentro das forças armadas graças às medidas abrangentes de reforma que têm como objetivo aumentar a competitividade militar e reprimir a corrupção, lançadas em 2012 quando ele próprio assumiu o cargo como secretário-geral do PCCh.

O líder exige uma forte consciência aos princípios e interesses do Partido e a prioridade dada à causa do PCCh e os interesses do povo.

"Nunca vamos reduzir esforços na luta contra a corrupção no nosso exército", disse, prometendo purificar o conjunto de oficiais e dar continuidade ao combate à corrupção, de uma forma regular.

O atual grupo de liderança do exército chinês lançou uma campanha anticorrupção ao subir ao poder. Na semana passada, autoridades anunciaram que Xu Caihou, um dos ex-oficiais de mais alto nível, tinha confessado o recebimento de subornos de grande valor.

Descobriu-se que Xu ajudou na promoção de outros, aceitou grande quantidade de subornos pessoalmente e via sua família e procurou lucros para outras pessoas em troca de subornos, aproveitando seu cargo. Segundo promotores, o valor de subornos que ele recebeu foi "extremamente grande".

Tornando-se general em 1999, Xu foi vice-presidente da Comissão Militar Central de 2004 a 2012.

Fonte: Rádio Internacional da China