Governo lança campanha de prevenção contra dengue e chikungunya

Nesta terça-feira (4), o ministro da Saúde, Arthur Chioro, anuncia a campanha nacional de prevenção contra o vírus da dengue e também contra a febre chikungunya, ambos transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti. Historicamente, o pico de surtos de dengue ocorre no primeiro semestre do ano, entre os meses de abril e maio.

Dengue - Divulgação

Em 2013, o governo federal destinou adicional de R$ 363 milhões para o aprimoramento das atividades de prevenção e controle da dengue das cidades brasileiras. Deste total, R$ 53,6 milhões foram repassados para as cidades-sede da Copa do Mundo 2014.

No evento também serão divulgados os resultados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes Aegypti (LIRAa).

Chikungunya

A febre Chikungunya é uma doença causada por vírus do gênero Alphavirus, transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo o Aedes Aegypti (transmissor da dengue) e o Aedes Albopictus os principais vetores.

Os sintomas da doença são febre alta, dor muscular e nas articulações, cefaleia e exantema e costumam durar de três a 10 dias. A letalidade da Chikungunya, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), é rara, sendo menos frequente que nos casos de dengue.

Fonte: Ministério da Saúde