Ministro apresenta políticas públicas para mudanças climáticas

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, participou da cerimônia de abertura do 23° Congresso Brasileiro de Meteorologia nesta segunda-feira (3), no Recife (PE), em que proferiu palestra magna sobre “Política Públicas para as Mudanças Climáticas.”

Sistema Cantareira em São Paulo - Agência Brasil

Francisco Teixeira falou da necessidade de se fazer uma gestão proativa dos eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes e intensos, como os períodos de seca, as enchentes ou deslizamentos de encostas verificados periodicamente no País.

O ministro ressaltou que o planejamento adotado pelo governo federal prevê os impactos negativos, antecipa-se na preparação das medidas que vão reduzir seus efeitos e, quando o evento climático se instala, a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério, oferece resposta rápida para reduzir os danos.

Ele citou como exemplo o trabalho de abastecimento emergencial aos municípios afetados pela seca. “O país realiza a maior Operação Carro-pipa da história”, enfatizou.

Ter uma gestão dos recursos hídricos efetiva, para o ministro, é um direcionamento importante. É ação fundamental para definir a construção de reservatórios em momentos de seca, bem como para prevenir os graves prejuízos que as enchentes poderão provocar.

Administração

Um dos maiores especialistas em hidrologia do País, Francisco Teixeira é frequentemente convidado para apresentar os projetos da sua área em eventos técnicos.

Na sexta-feira (31), ele participou do 23° Encontro Nacional de Administração, em Fortaleza (CE). O ministro tratou do tema “Seca – qual a modelagem organizacional e gerencial requerida para solucionar o problema.”

Em sua apresentação, valorizou práticas ligadas aos administradores, como o planejamento de longo prazo e a gestão eficiente e eficaz da água.

Fonte: Ministério da Integração Nacional