Nilton Vasconcelos palestra na República Dominicana

O titular da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e presidente do Fórum Nacional de Secretarias Estaduais do Trabalho (Fonset), Nilton Vasconcelos, foi convidado para palestrar na abertura do 18º Congresso Internacional de Educação “Aprendo”, na República Dominicana. O evento acontece na capital, Santo Domingo, de 7 a 9 de novembro, e deve reunir mais de mil educadores, gestores públicos e convidados.

 

O tema desta edição do Congresso é “Jovens: Educação, Emprego e Esperança”, sobre

adesvinculação da oferta educativa e as demandas atuais e futuras do mercado de trabalho. Ao tratar do assunto, o secretário Nilton reafirmará o seu entendimento de não haver uma fórmula única para o enfrentamento do desafio, seja aqui no Brasil, um país em desenvolvimento, ou na Coréia do Sul, onde esteve recentemente conhecendo a experiência dos coreanos para garantir a empregabilidade de jovens.

Para o secretário, as experiências internacionais devem ser observadas e adaptadas a cada realidade. Em 2010, a Setre exportou a experiência do SineBahia para a República Dominicana. Toda a metodologia empregada no serviço do Governo da Bahia de intermediação de mão de obra e qualificação profissional foi transferida para o Governo daquele país caribenho.

A cooperação técnica foi viabilizada pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e envolveu a realização de várias oficinas de capacitação e visitas de equipes técnicas aos serviços desenvolvidos entre os dois países, conhecendo a dinâmica de cada local.

Da Redação
*Colaborou Ascom/ Setre