Trabalhadores sem teto são recebidos pela prefeitura de São Gonçalo

Centenas de pessoas protestam nesta quarta-feira (5) em São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro, por moradias populares. Vindos da ocupação Zumbi dos Palmares, instalada desde sexta-feira (31) em um terreno abandonado no bairro de Santa Luzia, os manifestantes cobram a desapropriação da área e a adesão da cidade ao Programa Minha Casa, Minha Vida, na modalidade entidades, que permite a concessão de financiamento público a organizações da sociedade.

Ocupação MTST Rio de Janeiro - Tânia Rego | Agência Brasil

De acordo com o representante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) Henrique Andrade, uma comissão de cinco moradores está reunida com representantes da prefeitura, entre eles, membros da secretaria de Habitação e de Desenvolvimento Social. Os sem-teto pedem, além da desapropriação, a regularização do fornecimento de água, energia elétrica e mais segurança na ocupação, que foi atingida por um incêndio no domingo (2). Eles acreditam que o incêndio tenha sido uma tentativa de expulsá-los de lá.

Leia mais: 
Após incêndio em ocupação, sem-teto pedem casas populares


“Queremos também que a prefeitura retire o entulho do local. Impedimos, nos últimos dias, que pelo menos cinco caminhões despejassem entulhos lá”, contou Henrique, do MTST. A área pertence a empresa G Bastos Comércio e Indústria de Embalagens Plásticas Ltda que, de acordo com o movimento, tem dívidas fiscais com a prefeitura. O proprietário, até o momento, não entrou com ação de reintegração de posse.

Os moradores da ocupação, que vieram de áreas próximas ao terreno ou de comunidades pobres de São Gonçalo, contam que o local abrigava uma antiga fábrica de plástico, – hoje, só resta a estrutura de alvenaria -, e era utilizado para o desmanche de carros.

São Gonçalo é o segundo município mais populoso do estado. Com a valorização imobiliária na região, os moradores reclamam do preço do aluguel e muitos moram de favor ou em áreas de risco, informou o MTST. Segundo a prefeitura, o déficit habitacional chega a 20 mil pessoas.

Fonte: Agência Brasil