Obama aprova envio de 1.500 soldados ao Iraque

O presidente estadunidense, Barack Obama, aprovou nesta sexta-feira (7), o envio de 1.500 soldados a mais ao Iraque, onde desde agosto passado mantém uma campanha contra os agrupamentos do chamado Estado Islâmico (EI).

Obama Estados Unidos - Vídeo

O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, esclareceu que os uniformizados, que se unirão a outros 1.400 que estão nesse país árabe, não desempenharão tarefas de combate, mas que cumprirão missões de treinamento, assessoria e apoio às forças iraquianas e curdas.

O porta-voz também afirmou que Obama pedirá ao Congresso 5,6 bilhões de dólares adicionais para a chamada Operação Inherent Resolve (Determinação Inerente), como codifica o Pentágono as ações militares contra os fundamentalistas no Iraque e na Síria.

Como parte desse reforço, o Pentágono estabelecerá um centro de operações em Bagdá e outro em Irbil com o fim de apoiar às forças iraquianas em relação a brigadas e unidades superiores.

Desde 8 de agosto, aviões de combate da França, Reino Unido, Austrália, Bélgica e Holanda participam junto aos Estados Unidos dos bombardeios em território iraquiano.

Os ataques contra a Síria, que começaram em 23 de setembro sem o consentimento das autoridades de Damasco, são realizados com a cooperação da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Jordânia e Bahrein.

Relatórios do Departamento de Defesa afirmam que a campanha de Washington e seus aliados contra os radicais islâmicos teve um custo de 580 milhões de dólares até agora.

Fonte: Prensa Latina