Encontros bilaterais são destaque na abertura da Apec

A abertura, nesta segunda-feira (10), da 22ª Cúpula do Foro de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), que ocorre em Pequim, com a participação de líderes de seus 21 Estados membros, coincide com atividades diplomáticas por parte dos anfitriões e importantes encontros bilaterais.

Apec

O presidente Xi Jinping teve diversas reuniões separadas com os visitantes, mas a que mais chamou a atenção foi com o premier japonês Shinzo Abe.

Esta foi a primeira vez que a China e o Japão têm um encontro do mais alto nível nos últimos dois anos de crises nas relações bilaterais, devido a disputas territoriais no mar oriental.

A compra em setembro de 2012 por parte do Japão das ilhas Daiouyu (Senkaku para os japoneses) que a China reivindica como parte de seu território, provocou sérias irritações nos vínculos bilaterais.

Outra reunião importante do presidente foi com seu par vietnamita, Truong Tan Sang, durante a qual ambos expressaram a disposição de resolver suas divergências através do diálogo e de consulta, e aproveitar este momento para melhorar suas relações bilaterais.

Durante o encontro, Xi disse que as relações chino-vietnamitas continuarão seu desenvolvimento e consolidação, enquanto os dois países se centrarem nos interesses gerais e a longo prazo, no respeito mútuo e nas relações amistosas.

Por sua vez, o presidente do Vietnã garantiu que seu país está pronto para abordar as diferenças marítimas entre ambos através de consultas amistosas para que estes temas não afetem os laços com a China.

Xi se ainda reuniu com a presidenta sul-coreana, Park Geun-hye, e ambos assistiram à assinatura da reunião final para o estabelecimento de um Tratado de Livre Comércio, um projeto lançado em 2012.

Estes dois países tiveram em 2013 um intercâmbio comercial de 274 bilhões de dólares, que as duas partes esperam que supere os 300 bilhões no próximo ano.

Outra atividade destacada foi a presença, no domingo (9), dos presidentes da China e da Rússia, Vladimir Putin, na assinatura de acordos bilaterais sobre cooperação energética, incluída uma segunda rota do gaseoduto entre os dois países, considerados de grande benefício mútuo.

Entre os documentos subscritos figura um entre a Corporação Nacional de Petróleo da China, a maior produtora de gás e petróleo desta nação asiática, e o gigante russo Gazprom, de acordo com informações oficiais.

Nesta segunda-feira, chegou a Pequim o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, horas depois da China ter contestado a decisão de seu Governo de anular um acordo bilateral para a construção de um trem rápido entre a Cidade do México e Querétaro, no norte do país.

O presidente Xi oferece esta noite um banquete de boas-vindas aos participantes que terá como sede o Cubo de Água, uma das extraordinárias construções levantadas na capital chinesa para os Jogos Olímpicos de 2008.

Fonte: Prensa Latina