União Europeia discutirá aumento de sanções contra a Rússia

Na próxima semana, os dirigentes dos Ministérios de Relações Exteriores da União Europeia irão discutir a questão do aumento das sanções contra a Rússia, declarou Federica Mogherini, chefe da diplomacia da União Europeia.

Federica Mogherini - AP/Virginia Mayo

“Na próxima semana, em Bruxelas, iremos realizar um encontro de ministros e iremos discutir (…) não só a questão do alargamento das sanções, mas, fundamentalmente, a ajuda à Ucrânia nestes tempos difíceis”, afirmou.

As relações da Rússia e do Ocidente deterioraram-se devido à situação na Ucrânia. Nos finais de julho, a União Europeia e os EUA impuseram sanções em relação a políticos, homens de negócios e empresas russos, principalmente empresas do ramo militar, energético e bancos públicos.

Como resposta, a Rússia, em 7 de agosto, limitou durante um ano a importação de uma série de mercadorias dos países que anunciaram sanções contra ela: EUA, União Europeia, Canadá, Austrália e Noruega. A proibição abarcou carne de vaca, de porco, aves, enchidos, mariscos, legumes, frutas, produtos lácteos e uma série de outros produtos.

Os países ocidentais acusam a Rússia de interferência nos conflitos existentes no Leste ucraniano, fato este negado por Moscou. A postura de apoiar eleições próprias nas regiões separatistas da Ucrânia também é criticada.

Com informações da Voz da Rússia