Obra de refinaria chega na reta final com alguns sistemas em operação

A Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, está com mais de 90% de suas obras concluídas e com alguns de seus equipamentos e sistemas operando. Entre as unidades em operação, estão o duto de ligação entre o Porto de Suape e a refinaria; e as caldeiras a óleo combustível, que foram acesas para gerar vapor que está sendo utilizado para a sopragem (limpeza) das tubovias. A primeira carga de petróleo foi recebida em setembro deste ano e foi armazenada no parque de tanques da refinaria.

Refinaria - Petrobrás

Quando estiver em plena operação, a refinaria Abreu e Lima vai elevar a capacidade brasileira de refino em 230 mil barris de petróleo por dia. A cada 100 barris de petróleo cru processados, serão produzidos 70 barris de diesel S-10, com baixo teor de enxofre. No total, a produção de diesel da refinaria será de 161 mil barris por dia, o que representa 17% do volume de diesel consumido no Brasil.

Ocupando uma área de 6,2 km², o equivalente a 826 campos de futebol, a Refinaria Abreu e Lima possui sistema flexível de processamento, podendo receber tanto cargas de petróleo pesado, de menor valor, quanto cargas de petróleo mais leve. A Abreu e Lima possui integração com as demais refinarias do País, colaborando para a redução na importação de derivados. A refinaria atenderá o mercado das regiões Nordeste e Norte.

Fonte: Petrobrás