Renato Rabelo recebe título de Cidadão Benemérito na Alba

O presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Renato Rabelo, será condecorado com o título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A entrega do título acontece no próximo dia 21, às 10h, no Plenário da Casa.

A honraria concedida a Renato Rabelo foi iniciativa do mandato do deputado estadual Álvaro Gomes, também do PCdoB. Em sua justificava para o título, Álvaro afirmou que “o presidente nacional do PCdoB possui uma rica trajetória política de abnegada dedicação à luta popular pelo Socialismo, pela democracia, soberania e a justiça social, sendo um dos mais destacados e influentes dirigentes da esquerda brasileira das últimas décadas.”

Baiano, Renato Rabelo nasceu em 1944, tendo estudado economia e cursado medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA), até o 6° ano, época em que iniciou sua militância política, identificado com as bandeiras populares e progressistas. Foi um dos fundadores e dirigentes da Ação Popular – AP, criada em 1961, grupo político egresso da JUC que, a partir do ano de 1967, passou a adotar posições marxistas e revolucionárias.

Como presidente nacional do PCdoB, foi um dos principais articuladores das campanhas de Luís Inácio Lula da Silva à presidência da República e um dos elaboradores do “Manifesto em Defesa do Brasil, da Democracia e do Trabalho”, sendo um dos principais artifícies da aliança que assegurou a vitória das forças populares e progressistas em 2002.

Ao longo dos governos Lula e no governo Dilma, tem sido um dos principais defensores da aplicação do projeto mudancista que assegure o desenvolvimento, a geração de emprego e renda, a soberania nacional e o fortalecimento da democracia.

De Salvador,
Ana Emilia Ribeiro