Sem categoria

Angola se destaca em processos de pacificação na África

Angola desempenha hoje um papel importante no processo de pacificação na África, em especial nas regiões onde está inserida, afirmou o ministro de Relações Exteriores, Georges Chikoty.

Angola - Africa Today

“A recente eleição do país a membro não permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas se deveu a sua experiência em contribuir para identificar de forma eficiente as causas dos conflitos”, afirmou Chikoty na cerimônia pelo Dia do Diplomata Angolano.

Referiu-se que essa designação também foi possível pela capacidade de Angola em eliminar o espectro da violência através da diplomacia preventiva, promover a agenda africana de 2063 e contribuir para a paz e segurança no continente, e em outras regiões do mundo.

Reiterou o compromisso do Executivo angolano em continuar apoiando o trabalho da ONU e as iniciativas de organizações regionais na luta contra o crime organizado e multinacional, o terrorismo internacional, bem como no fortalecimento dos mecanismos internacionais para a prevenção e mediação de conflitos.

Segundo Chikoty, a renúncia à guerra é uma estratégia que coloca Angola, por sua experiência como nação e na solução pacífica de conflitos, como "centro da diplomacia na África".

Destacou que o Governo desenvolve uma política de diplomacia da paz, porque as guerras não servem para resolver os problemas do povo e muito menos para gerar desenvolvimento, construir democracia e promover o respeito aos direitos humanos.

Angola tem a paz e a segurança como dois importantes pilares, "sem os quais não seria possível o desenvolvimento, o progresso social e o bem-estar de nosso povo", afirmou o chefe da diplomacia.

Luanda assumiu a presidência rotativa da Conferência Internacional de Países dos Grandes Lagos (Cirgl) durante a 5ª Cimeira da organização realizada nesta capital de 10 a 15 de janeiro passado.

Integram a Cirgl, criada em 1994, Angola, Burundi, República Centro-Africana, República do Congo, República Democrática do Congo, Quênia, Uganda, Ruanda, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia e Zâmbia.

Fonte: Prensa Latina