Central sindical panamenha defende unidade latino-americana

A defesa da unidade da classe trabalhadora na América Latina e Caribe com vistas à concretização de um projeto democrático e solidário de integração regional foi um dos destaques do 18º Congresso da Central Nacional dos Trabalhadores do Panamá (CNTP), que teve início na manhã desta quinta-feira (13), na Cidade do Panamá.

Panamá

"Uma América Latina livre, democrática e soberana, sem bases militares e sem guerras, uma zona de paz, é o que queremos, é a razão da luta comum que promovemos no interior do Encontro Sindical Nossa América (ESNA) e da Federação Sindical Mundial (FSM)", salientou o secretario-geral da CNTP e vive-presidente da FSM, Alberto Luiz Cobos que deu as boas-vindas às delegações da FSM e da região, entre as quais encontra-se o secretário geral da Central de Trabalhadores de Cuba, Ulisses Guilarte de Nascimento, e o da FSM América, também cubano Ramón Cardona.

Cobos adiantou que se discutirão temas como mudanças pela multinacionalização da produção, um retorno às práticas que violam o direito dos trabalhadores organizados, como a formação de sindicatos "pelegos" e contratação de estrangeiros sem documentos que desconhecem as convenções coletivas.

Também discutirão o papel dos sindicatos na capacitação profissional, tema vinculado à elevação da produtividade das empresas, e se aprovará a luta da CNTP por uma nova Constituição Nacional. Os delegados debaterão também a necessidade de um novo pacto social com a participação efetiva dos representantes dos diversos setores da sociedade.

A crise de credibilidade dos órgãos do Estado, disse Cobo, "obriga a uma mudança profunda e os trabalhadores têm demandas que devem se incorporar como a troca do modelo de desenvolvimento neoliberal, que tem empobrecido os nossos povos".

A reunião dos sindicalistas panamenhos, que prossegue até sábado (15), homenageou a líder sindical Norma Cano Moreno, que dirigiu a CNTP entre 2001 a 2008 e foi vice-presidente da FSM.

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) foi representada no congresso pelo secretário Divanilton Pereira.

Com informações da CTB e da Prensa Latina